Dia Nacional do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

Celebramos hoje, 13 de julho, o 31º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – que dispõe sobre a proteção integral e a garantia de seus direitos fundamentais.

As práticas do Instituto JB12 inserem-se no contexto do esporte educacional para a transformação das relações humanas e o exercício da cidadania e, por essa razão, realizam-se com base nos artigos do ECA e de outros instrumentos legais como a Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Declaração dos Direitos da Criança.

De maneira constante e permanente reforçamos e instituímos um conjunto de ações educativas e políticas internas de preservação de direitos e de proteção contra todo tipo de violação das crianças e adolescentes de nosso programa. Para tanto, listamos abaixo algumas ações em vigência:

1 – Atuação em rede, articulando-se com a Escola Estadual Prof.ª Odete Fernandes, os familiares dos/as participantes de nosso programa, o Conselho Tutelar de nossa região e diálogo com outras instituições;
2 – Curso formativo às/aos nossas/os educadoras/es contra o abuso sexual de crianças e adolescentes pelo Instituto Paulista de Magistrados;
3 – Construção de documento norteador sobre política interna de proteção à criança e o adolescente;
4 – Projeto Político Pedagógico de construção coletiva orientado por equipe técnica composta por profissionais da área do esporte, educação e cultura.

Fotos: @a_meninadasfotos

Retorno às atividades presenciais

As atividades presenciais do Instituto JB12 retornaram nesta semana em função da queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria da cidade de Guarulhos e também na média móvel de casos registrados no Brasil, a menor desde março deste ano. Além disso, o conselho gestor e a comunidade com a qual atuamos compreende a importância da continuidade de nossas ações educativas presenciais, sobretudo para melhor orientar as crianças sobre a responsabilidade e as medidas de segurança que o atual momento exige sem, com isso, privá-las completamente da prática do esporte e da atividade física, elementos importantes para o seu desenvolvimento integral.
Nossas ações estão orientadas com base no Plano São Paulo e nas recomendações dos órgãos de saúde conforme disposto em nosso protocolo interno disponível para download em https://institutojb12.org.br/combateacovid19/
Fontes: Boletim epidemiológico de Guarulhos; Secretarias estaduais de saúde.
Fotos: @a_meninadasfotos @nike @extrusa_pack @vidiola @odetepintodasilva @rems.esporte #feitaprajogar #feitoprajogar

Masculinidades: diferentes olhares a partir do futebol

Convidamos você para acompanhar o lançamento de nosso programa podcast. O episódio de estreia provoca os convidados e ouvintes a refletirem sobre as relações construídas a partir do futebol e em que medida elas colaboram ou não para reforçar uma certa visão de masculinidade. Pretende-se, assim, alargar as possibilidades de compreensão sobre o tema.